Sustentabilidade Ambiental num contexto de alterações globais

DOMÍNIOS DE AÇÃO
Foto © Bruno Martins
Sustentabilidade Ambiental num contexto de alterações globais é um domínio de ação pretende aprofundar o conhecimento sobre os hotspots de biodiversidade e sobre causas de alterações na biodiversidade.

A investigação no âmbito deste domínio de ação cobre o estudo e conservação da biodiversidade estrutural e funcional de todos os sistemas aquáticos, a todos os níveis tróficos. Foca a resiliência ecológica e os impactos e mudanças ambientais relacionados com as alterações climáticas e uso humano dos solos, bem como a prevenção, deteção precoce, mitigação e gestão de espécies não-indígenas. As percepções da sociedade em relação à biodiversidade aquática e à sua conservação também são uma prioridade identificada.

Políticas e Estratégias Públicas

  • Estratégia Europeia para a Biodiversidade 2030
  • Regulamento Europeu IAS 1143/2014
  • Convenção para a Protecção do Meio Marinho e da Região Costeira do Mediterrâneo (OSPAR)
  • Diretivas Habitats e Aves – Rede Natura
  • Convenção de Berna relativa à Conservação da Vida Selvagem e dos Habitats Naturais da Europa
  • Diretiva-Quadro da Água (2000/60/EC)
  • Diretiva-Quadro “Estratégia Marinha” da UE
  • Convenção sobre a Diversidade Biológica das Nações Unidas
  • Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030, em particular com os objetivos estratégicos OE1 – Combater Alterações Climáticas e Poluição, Restaurar Ecossistemas, OE4 – S Sustentabilidade e Segurança Alimentar, e OE7 – Conhecimento Científico, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Azul.

Coordenação

Apoio à coordenação

Coordenador

Ronaldo Sousa

BIO

Apoio à coordenação

Pedro Raposo de Almeida

BIO

Apoio à coordenação

João Carlos Marques

BIO

Apoio à coordenação

Manuel Graça

BIO

Apoio à coordenação

Rui Rosa

BIO

Apoio à coordenação

Lino Costa

BIO

Apoio à coordenação

Paulo Catry

BIO

Apoio à coordenação

Cláudia Pascoal

BIO

Apoio à coordenação

Óscar Ferreira

BIO
Coordenador

Ronaldo Sousa

Professor na Universidade do Minho e investigador no CBMA. Desenvolve a sua investigação em Ecologia e Conservação, espécies invasoras, biodiversidade e funcionamento dos ecossistemas, engenharia dos ecossistemas, eventos climáticos extremos e impactos das atividades humanas nos ecossistemas aquáticos.
Apoio à coordenação

Pedro Raposo de Almeida

Professor Catedrático na Universidade de Évora e Diretor do MARE. É também Diretor da Comissão Científica de Investigação do Fluviário de Mora. Nomeado especialista em distribuição piscícola pela Agência Ambiental Europeia, EIONET e Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB).
A sua investigação foca-se na biologia e conservação piscícola, com ênfase na biotelemetria aquática, gestão de pescarias comerciais, dinâmicas de populações de peixes e monitorização ecológica.
Apoio à coordenação

João Carlos Marques

Professor Catedrático na Universidade de Coimbra e investigador do MARE. Desenvolve a sua investigação em ecologia marinha e estuarina, com foco no estudo dos processos ecológicos e sua caracterização, quantificação e modelação, sobretudo através de abordagens aos serviços dos ecossistemas e ao desenvolvimento e aplicação de indicadores ecológicos para a saúde e desempenho dos ecossistemas.
Apoio à coordenação

Manuel Graça

Professor Catedrático na Universidade de Coimbra e investigador no MARE. A sua investigação debruça-se sobre o funcionamento dos ecossistemas, em particular na decomposição de resíduos em águas doces. É uma referência internacional no estudo de taxas de carbono e fluxo de nutrientes na interface terra-água e como esses fluxos são afetados pelas alterações globais relacionadas com poluentes, temperatura e dióxido de carbono, silvicultura e enriquecimento de nutrientes.
Apoio à coordenação

Rui Rosa

Professor Auxiliar na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigador do MARE. Desenvolve a sua investigação científica em alterações climáticas/globais relacionadas com tópicos da biologia, nomeadamente na compreensão que os efeitos combinados das alterações climáticas têm na biota marinha, de moléculas a ecossistemas.
Apoio à coordenação

Lino Costa

Professor auxiliar na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigador no MARE. Professor convidado na Universidade Agostinho Neto, na Angola.
Desenvolve a sua investigação em programas de monitorização e avaliação de impactos ambientais, incluindo plantas de tratamento de águas residuais, “fazendas” de energia ondomotriz, barragens e centrais elétricas termais. Asua investigação também se foca na monitorização de pescarias, na introdução de espécies não-indígenas através da navegação, e nos efeitos positivos das Áreas Marinhas Protegidas. É responsável pela infrastrutura de investigação CoastNet, dedicada à monitorização das zonas costeiras.
Apoio à coordenação

Paulo Catry

Professor auxiliar no ISPA – Instituto Universitário e investigador no MARE.
Apresenta investigação de longa data em megafauna marinha no Atlântico, incluindo tartarugas marinhas, albatrozes e outras aves marinhas, com foco na ecologia espacial dos organismos, na identificação de hotspots de biodiversidade e de fatores de seleção de habitat, no estudo de interações entre aves marinhas e embarcações pesqueiras, e ainda no impacto de espécies invasoras nas aves marinhas.
Apoio à coordenação

Cláudia Pascoal

Professora Associada na Universidade do Minho e Diretora do CBMA. Diretora do IB-S (Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade). Investiga os impactos das alterações globais na biodiversidade e nos processos dos ecossistemas de água doce, com foco na reposição da matéria orgânica; estudo de fatores de stress múltiplos; estratégias de mitigação e adaptação a alterações climáticas. Estuda ainda o impacto ao nível da comunidade, da população e da célula, de contaminantes emergentes em água doce, em particular em invertebrados e fungos aquáticos, e ainda ferramentas moleculares para avaliar a diversidade microbiana.
Support to coordination

Óscar Ferreira

Professor associado na Universidade do Algarve e investigador no CIMA. É membro do Conselho Diretivo do CIMA e da Direção da Licenciatura em Gestão Marinha e Costeira. Desenvolve a sua investigação sobretudo na área de Dinâmicas Costeiras, riscos e gestão.