Sustentabilidade Ambiental num contexto de alterações globais
DOMÍNIOS DE AÇÃOFoto © Bruno Martins
Sustentabilidade Ambiental num contexto de alterações globais é um domínio de ação pretende aprofundar o conhecimento sobre os hotspots de biodiversidade e sobre causas de alterações na biodiversidade.
A investigação no âmbito deste domínio de ação cobre o estudo e conservação da biodiversidade estrutural e funcional de todos os sistemas aquáticos, a todos os níveis tróficos. Foca a resiliência ecológica e os impactos e mudanças ambientais relacionados com as alterações climáticas e uso humano dos solos, bem como a prevenção, deteção precoce, mitigação e gestão de espécies não-indígenas. As percepções da sociedade em relação à biodiversidade aquática e à sua conservação também são uma prioridade identificada.
Políticas e Estratégias Públicas
- Estratégia Europeia para a Biodiversidade 2030
- Regulamento Europeu IAS 1143/2014
- Convenção para a Protecção do Meio Marinho e da Região Costeira do Mediterrâneo (OSPAR)
- Diretivas Habitats e Aves – Rede Natura
- Convenção de Berna relativa à Conservação da Vida Selvagem e dos Habitats Naturais da Europa
- Diretiva-Quadro da Água (2000/60/EC)
- Diretiva-Quadro “Estratégia Marinha” da UE
- Convenção sobre a Diversidade Biológica das Nações Unidas
- Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030, em particular com os objetivos estratégicos OE1 – Combater Alterações Climáticas e Poluição, Restaurar Ecossistemas, OE4 – S Sustentabilidade e Segurança Alimentar, e OE7 – Conhecimento Científico, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Azul.