Novas Abordagens em Exploração e Monitorização Aquática

Domínios de Ação
Foto © Filipa Silva
O desenvolvimento de investigação em ambientes adversos, como o mar profundo ou algumas zonas marinhas, costeiras e de água doce, é por vezes limitado a constrangimentos e lacunas tecnológicas. Através do domínio de ação Novas Abordagens em Exploração e Monitorização Aquática, o ARNET propõe diminuir essas lacunas.

Recorrendo à criação e interligação de novas infrastruturas, ferramentas e soluções inovadoras, o ARNET desenvolve e explora novas metodologias de investigação. Estas incluem ferramentas moleculares, plataformas de observação automatizadas, sensores (in situ e controlados remotamente), metodologias de comunicação, algoritmos para análise e gestão de dados, incluindo modelação e metodologias de previsão.

As atividades deste domínio de ação baseiam-se nos princípios da ciência aberta, acesso aberto e dados abertos.

Coordenador

Apoio à Coordenação

Coordenador

Flávio Martins

BIO

Apoio à Coordenação

João de Lima

BIO

Apoio à Coordenação

Vanda Brotas

BIO

Apoio à Coordenação

Bernardo Quintella

BIO

Apoio à Coordenação

Filipe Costa

BIO
Coordenador

Flávio Martins

Professor Coordenador na Escola de Engenharia da Universidade do Algarve. Investigador no CIMA. As suas áreas de investigação são a hidrodinâmica, qualidade da água e modelação matemática, combinando o uso de sensores remotos, in situ e modelos.

Apoio à Coordenação

João de Lima

Engenheiro civil, investigador no MARE – Universidade de Coimbra. A sua área de investigação é a Hidráulica, Recursos Aquáticos e Ambiente, em particular a modelação física no campo da hidrologia de superfície e hidrologia urbana, sistemas de drenagem e conservação do solo e da água.
BIO
Apoio à Coordenação

Vanda Brotas

Professora Catedrática na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigadora no MARE – Universidade de Lisboa.
Especialista em fitoplâncton; deteção remota no estudo da cor do oceano e pigmentos fotossintéticos; produção primária; qualidade da água; e alterações climáticas.
Apoio à Coordenação

Bernardo Quintella

Investigador Auxiliar na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, associado ao MARE. Desenvolve a sua investigação científica na aplicação de técnicas de marcação e biotelemetria para o estudo dos movimentos piscícolas nos ecossistemas aquáticos.
Apoio à Coordenação

Filipe Costa

Professor Associado na Universidade do Minho e investigador no CBMA. Especialista em biodiversidade molecular, com foco em técnicas de marcação de ADN para o desenvolvimento de uma biblioteca de marcadores de ADN da vida marinha de Portugal.