Estrutura Organizacional e Científica do ARNET

Foto © Pedro Farto

Estrutura Organizacional

Conselho Científico

%
)

Comissão Externa de Aconselhamento

Estrutura Organizacional

Comissão Externa de Aconselhamento

"
"

 Investigação em 9 instituições

MARE-UCoimbra

MARE-ULisboa

MARE-ISPA

MARE-UÉvora

MARE-IPLeiria

MARE-NOVA

MARE-Arditi (madeira)

CBMA

CIMA

Estrutura Científica

Domínios de Ação ARNET

Novas Abordagens em Exploração e Monitorização Aquática

Sustentabilidade Ambiental sob Mudança Global

Avaliação e Gestão de Riscos Ambientais

Soluções baseadas em Biotecnologia e Natureza para uma Economia Azul

Governança, Ciência Cidadã e Literacia Oceânica

Apoio à coordenação

Pedro Raposo de Almeida

Professor Catedrático na Universidade de Évora e Diretor do MARE. É também Diretor da Comissão Científica de Investigação do Fluviário de Mora. Nomeado especialista em distribuição piscícola pela Agência Ambiental Europeia, EIONET e Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB).
A sua investigação foca-se na biologia e conservação piscícola, com ênfase na biotelemetria aquática, gestão de pescarias comerciais, dinâmicas de populações de peixes e monitorização ecológica.
Apoio à coordenação

Cláudia Pascoal

Professora Associada na Universidade do Minho e Diretora do CBMA. Diretora do IB-S (Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade). Investiga os impactos das alterações globais na biodiversidade e nos processos dos ecossistemas de água doce, com foco na reposição da matéria orgânica; estudo de fatores de stress múltiplos; estratégias de mitigação e adaptação a alterações climáticas. Estuda ainda o impacto ao nível da comunidade, da população e da célula, de contaminantes emergentes em água doce, em particular em invertebrados e fungos aquáticos, e ainda ferramentas moleculares para avaliar a diversidade microbiana.
Vice-Coordenadora

Sara Raposo

Professora Auxiliar na Universidade do Algarve e Diretora do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA). Coordena também o Laboratório de Engenharia e Biotecnologia Ambiental. A sua investigação centra-se na Biotecnologia e Energia Azul, com foco na biorrefinaria de microalgas, valorização de recursos biológicos e tecnologias de produção e uso de bioprocessos sustentáveis para uma economia circular. Desenvolve ainda sistemas de bioprocessamento para o tratamento de águas residuais, visando a redução da demanda por recursos e a minimização de efluentes, resíduos e emissões.
Apoio à coordenação

Fernanda Cássio

Professora Catedrática da Universidade do Minho e investigadora do CBMA. A sua investigação foca-se em temáticas de biodiversidade e funcionamento dos ecossistemas de água doce, poluição aquática devida à eutrofização, a metais, nanopartículas de PAHs e microplásticos. Estuda ainda a ecofisiologia de fungos aquáticos, interações de micróbios com metais e nanopartículas e ferramentas moleculares para avaliar a diversidade e função microbiana em ecossistemas de água doce.
Apoio à coordenação

Maria Bebianno

Professora Catedrática jubilada da Universidade do Algarve e investigadora do CIMA. É membro do Grupo de Peritos do Processo Regular para a Avaliação do Estado do Ambiente Marinho, incluindo Aspetos Socioeconómicos das Nações Unidas, foi presidente Associação das Mulheres Cientistas (AMONET) e membro suplente da Plataforma Europeia de Mulheres Cientistas (EPWS).
A sua área de investigação são os contaminantes marinhos, seus riscos e gestão, com foco nos contaminantes “velhos” e emergentes (provenientes de produtos de cuidado pessoa, farmacêuticos, nanomateriais e micro e nanoplásticos).
Graça Martinho

Vogal

Professora Catedrática na NOVA FCT e investigadora do MARE. Especialista em planeamento e instrumentos políticos para a gestão de resíduos, sistemas de recolha, reciclagem de materiais, modelos de gestão de resíduos para a economia circular e psicologia social aplicada aos comportamentos em relação aos resíduos. A sua vasta experiência profissional inclui o cargo de Presidente da NOVA.ID – Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT NOVA (2014-2018), a coordenação do Comité Científico do Pacto Português para os Plásticos (2020-2021), a participação no Conselho Consultivo da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR, 2006-2011) e a co-coordenação do Plano Nacional de Gestão de Resíduos (PNGR 2030) e do Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU 2030).
Helena Adão

Vogal

Professora Associada na Universidade de Évora e investigadora do MARE. Especialista em ecologia da meiofauna, com foco nas comunidades de nemátodes dos sedimentos estuarinos e de mar profundo, para o estudo dos processos ecossistémicos. Atualmente a sua investigação centra-se no desenvolvimento de ferramentas inovadoras para avaliação das respostas dos habitats às atividades da Economia Azul e para aferir o Bom Estado Ambiental (GES). A sua investigação aborda os processos ecológicos das comunidades bentónicas, em particular de nemátodes e das comunidades bacterianas associadas a pradarias marinhas intertidais, sedimentos estuarinos subtidais e sedimentos do mar profundo.
Jaime Ramos

Vogal

Professor na Universidade de Coimbra e membro do MARE. Lidera o grupo de investigação "EcoTop – Ecologia e Conservação de Predadores de Topo", onde utiliza Fisiologia da Conservação, Seleção de Habitat, Ecologia Trófica, Isótopos Estáveis e Biologging para estudar a ecologia e conservação de predadores de topo. Publicou 260 artigos científicos, orientou 30 doutorandos, 81 mestres e 7 investigadores de pós-doutoramento.
Joana Robalo

Vogal

Professora Associada no ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida e investigadora do MARE. A sua investigação centra-se na filogenia e filogeografia de organismos aquáticos, aplicando técnicas de biologia molecular para resolver problemas de conservação e gestão de espécies. Participou em mais de uma centena de encontros científicos nacionais e internacionais e publicou 90 artigos científicos, além de contribuições em livros. Esteve diretamente envolvida em 22 projetos de investigação, sendo investigadora principal e/ou responsável no ISPA em cerca de metade deles.
Apoio à coordenação

João Canning-Clode

Investigador principal na Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação Tecnologia e Inovação (ARDITI), coordenador da unidade regional de investigação do MARE na Madeira, investigador associado no Smithsonian Environmental Research Center e cientista principal e coordenador científico do Smithsonian MarineGEO NE Atlantic Madeira site. A sua investigação foca-se nas pressões antropogénicas nos ecossistemas marinhos (incluindo lixo marinho, contaminantes, desenvolvimento costeiro e espécies invasoras). Tem um vasta experiência na implementação de políticas da Diretiva-Quadro “Estratégia Marinha” e em avaliação de risco ambiental.
Maria Manuel Gil

Vogal

Investigadora do MARE. Diretora de Tecnologia para o Oceano no CoLab +Atlantic, membro do Steering Committee da EuroMarine, membro do Conselho Setorial para a Qualificação da Economia Azul da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) e do Conselho de Administração do Observatório Nacional de Riscos Emergentes da ASAE. Participou na elaboração do Programa Regional de Ordenamento do Território da Região Centro (PROT Centro), contribuindo para a área temática "Inovação e Competitividade: Economia Azul". Os seus interesses de investigação incluem a valorização económica dos recursos alimentares marinhos, formulações alimentares inovadoras com propriedades funcionais (incorporação de extratos/compostos de algas marinhas), ingredientes marinhos de base biológica como aditivos em formulações alimentares e estruturas alimentares, com especial ênfase em materiais para impressão 3D.
Ricardo Melo

Vogal

Professor Associado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigador do MARE. A sua área de investigação principal é a biologia e ecologia de algas comerciais, bem como a sua gestão e cultivo. Participa ativamente na implementação nacional da Diretiva-Quadro da Água (WFD) e da Diretiva-Quadro da Estratégia Marinha (MSFD) da União Europeia, além de diversos estudos de monitorização ambiental. Tem ampla experiência de ensino em ficologia e biotecnologia de algas em vários níveis académicos.
Zara Teixeira

Vogal

Investigadora Auxiliar na Universidade de Évora, pertencente ao MARE, Zara é bióloga, com doutoramento em Biociências e mestrado em Sistemas de Informação Geográfica. Os seus interesses de investigação centram-se no estudo das interações entre humanos e o mundo natural no espaço geográfico e no tempo. Adota uma abordagem multidisciplinar, inserida principalmente no campo científico da Geografia Ambiental e da Gestão de Recursos, aplicada sobretudo a ecossistemas marinhos, costeiros e estuarinos. O seu trabalho inclui avaliação e gestão de serviços ambientais e de serviços do ecossistema, análise e modelação espacial, envolvimento de atores-chave e investigação em Literacia do Oceano. Está também fortemente envolvida na comunicação de ciência e educação ambiental para diversos públicos e em diferentes contextos.
Apoio à coordenação

Pedro Raposo de Almeida

Professor Catedrático na Universidade de Évora e Diretor do MARE. É também Diretor da Comissão Científica de Investigação do Fluviário de Mora. Nomeado especialista em distribuição piscícola pela Agência Ambiental Europeia, EIONET e Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB).
A sua investigação foca-se na biologia e conservação piscícola, com ênfase na biotelemetria aquática, gestão de pescarias comerciais, dinâmicas de populações de peixes e monitorização ecológica.
Apoio à coordenação

Cláudia Pascoal

Professora Associada na Universidade do Minho e Diretora do CBMA. Diretora do IB-S (Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade). Investiga os impactos das alterações globais na biodiversidade e nos processos dos ecossistemas de água doce, com foco na reposição da matéria orgânica; estudo de fatores de stress múltiplos; estratégias de mitigação e adaptação a alterações climáticas. Estuda ainda o impacto ao nível da comunidade, da população e da célula, de contaminantes emergentes em água doce, em particular em invertebrados e fungos aquáticos, e ainda ferramentas moleculares para avaliar a diversidade microbiana.
Vice-Coordenadora

Sara Raposo

Professora Auxiliar na Universidade do Algarve e Diretora do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA). Coordena também o Laboratório de Engenharia e Biotecnologia Ambiental. A sua investigação centra-se na Biotecnologia e Energia Azul, com foco na biorrefinaria de microalgas, valorização de recursos biológicos e tecnologias de produção e uso de bioprocessos sustentáveis para uma economia circular. Desenvolve ainda sistemas de bioprocessamento para o tratamento de águas residuais, visando a redução da demanda por recursos e a minimização de efluentes, resíduos e emissões.
Apoio à coordenação

Fernanda Cássio

Professora Catedrática da Universidade do Minho e investigadora do CBMA. A sua investigação foca-se em temáticas de biodiversidade e funcionamento dos ecossistemas de água doce, poluição aquática devida à eutrofização, a metais, nanopartículas de PAHs e microplásticos. Estuda ainda a ecofisiologia de fungos aquáticos, interações de micróbios com metais e nanopartículas e ferramentas moleculares para avaliar a diversidade e função microbiana em ecossistemas de água doce.
Apoio à coordenação

Maria Bebianno

Professora Catedrática jubilada da Universidade do Algarve e investigadora do CIMA. É membro do Grupo de Peritos do Processo Regular para a Avaliação do Estado do Ambiente Marinho, incluindo Aspetos Socioeconómicos das Nações Unidas, foi presidente Associação das Mulheres Cientistas (AMONET) e membro suplente da Plataforma Europeia de Mulheres Cientistas (EPWS).
A sua área de investigação são os contaminantes marinhos, seus riscos e gestão, com foco nos contaminantes “velhos” e emergentes (provenientes de produtos de cuidado pessoa, farmacêuticos, nanomateriais e micro e nanoplásticos).
Graça Martinho

Vogal

Professora Catedrática na NOVA FCT e investigadora do MARE. Especialista em planeamento e instrumentos políticos para a gestão de resíduos, sistemas de recolha, reciclagem de materiais, modelos de gestão de resíduos para a economia circular e psicologia social aplicada aos comportamentos em relação aos resíduos. A sua vasta experiência profissional inclui o cargo de Presidente da NOVA.ID – Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT NOVA (2014-2018), a coordenação do Comité Científico do Pacto Português para os Plásticos (2020-2021), a participação no Conselho Consultivo da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR, 2006-2011) e a co-coordenação do Plano Nacional de Gestão de Resíduos (PNGR 2030) e do Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU 2030).
Helena Adão

Vogal

Professora Associada na Universidade de Évora e investigadora do MARE. Especialista em ecologia da meiofauna, com foco nas comunidades de nemátodes dos sedimentos estuarinos e de mar profundo, para o estudo dos processos ecossistémicos. Atualmente a sua investigação centra-se no desenvolvimento de ferramentas inovadoras para avaliação das respostas dos habitats às atividades da Economia Azul e para aferir o Bom Estado Ambiental (GES). A sua investigação aborda os processos ecológicos das comunidades bentónicas, em particular de nemátodes e das comunidades bacterianas associadas a pradarias marinhas intertidais, sedimentos estuarinos subtidais e sedimentos do mar profundo.
Jaime Ramos

Vogal

Professor na Universidade de Coimbra e membro do MARE. Lidera o grupo de investigação "EcoTop – Ecologia e Conservação de Predadores de Topo", onde utiliza Fisiologia da Conservação, Seleção de Habitat, Ecologia Trófica, Isótopos Estáveis e Biologging para estudar a ecologia e conservação de predadores de topo. Publicou 260 artigos científicos, orientou 30 doutorandos, 81 mestres e 7 investigadores de pós-doutoramento.
Joana Robalo

Vogal

Professora Associada no ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida e investigadora do MARE. A sua investigação centra-se na filogenia e filogeografia de organismos aquáticos, aplicando técnicas de biologia molecular para resolver problemas de conservação e gestão de espécies. Participou em mais de uma centena de encontros científicos nacionais e internacionais e publicou 90 artigos científicos, além de contribuições em livros. Esteve diretamente envolvida em 22 projetos de investigação, sendo investigadora principal e/ou responsável no ISPA em cerca de metade deles.
Apoio à coordenação

João Canning-Clode

Investigador principal na Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação Tecnologia e Inovação (ARDITI), coordenador da unidade regional de investigação do MARE na Madeira, investigador associado no Smithsonian Environmental Research Center e cientista principal e coordenador científico do Smithsonian MarineGEO NE Atlantic Madeira site. A sua investigação foca-se nas pressões antropogénicas nos ecossistemas marinhos (incluindo lixo marinho, contaminantes, desenvolvimento costeiro e espécies invasoras). Tem um vasta experiência na implementação de políticas da Diretiva-Quadro “Estratégia Marinha” e em avaliação de risco ambiental.
Maria Manuel Gil

Vogal

Investigadora do MARE. Diretora de Tecnologia para o Oceano no CoLab +Atlantic, membro do Steering Committee da EuroMarine, membro do Conselho Setorial para a Qualificação da Economia Azul da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) e do Conselho de Administração do Observatório Nacional de Riscos Emergentes da ASAE. Participou na elaboração do Programa Regional de Ordenamento do Território da Região Centro (PROT Centro), contribuindo para a área temática "Inovação e Competitividade: Economia Azul". Os seus interesses de investigação incluem a valorização económica dos recursos alimentares marinhos, formulações alimentares inovadoras com propriedades funcionais (incorporação de extratos/compostos de algas marinhas), ingredientes marinhos de base biológica como aditivos em formulações alimentares e estruturas alimentares, com especial ênfase em materiais para impressão 3D.
Ricardo Melo

Vogal

Professor Associado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigador do MARE. A sua área de investigação principal é a biologia e ecologia de algas comerciais, bem como a sua gestão e cultivo. Participa ativamente na implementação nacional da Diretiva-Quadro da Água (WFD) e da Diretiva-Quadro da Estratégia Marinha (MSFD) da União Europeia, além de diversos estudos de monitorização ambiental. Tem ampla experiência de ensino em ficologia e biotecnologia de algas em vários níveis académicos.
Zara Teixeira

Vogal

Investigadora Auxiliar na Universidade de Évora, pertencente ao MARE, Zara é bióloga, com doutoramento em Biociências e mestrado em Sistemas de Informação Geográfica. Os seus interesses de investigação centram-se no estudo das interações entre humanos e o mundo natural no espaço geográfico e no tempo. Adota uma abordagem multidisciplinar, inserida principalmente no campo científico da Geografia Ambiental e da Gestão de Recursos, aplicada sobretudo a ecossistemas marinhos, costeiros e estuarinos. O seu trabalho inclui avaliação e gestão de serviços ambientais e de serviços do ecossistema, análise e modelação espacial, envolvimento de atores-chave e investigação em Literacia do Oceano. Está também fortemente envolvida na comunicação de ciência e educação ambiental para diversos públicos e em diferentes contextos.
Luís Coelho

Coordenador de URI MARE

Professor Adjunto no Instituto Politécnico de Setúbal e investigador do MARE. Tem desenvolvido atividades relacionadas com a eficiência energética, uso sustentável das fontes e energia, fontes renováveis de energia, nomeadamente energia geotérmica, solar térmica e biomassa, desenvolvimento de soluções de armazenamento de energia térmica e estudos em qualidade do ar exterior e interior. Também tem experiência em modelação numérica baseada em Mecânica de Fluidos Computacional (CFD), bem como simulação energética de edifícios.
Manuel Eduardo dos Santos

Coordenador de URI MARE

Professor Associado do ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida e investigador do MARE. É biólogo com longa experiência no ensino de Comportamento Animal, Zoologia, Ecologia Marinha, Bioacústica e outros temas, principalmente em Portugal e no Brasil, com investigação focada em mamíferos aquáticos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Bioacústica, Biologia Marinha, Comportamento animal, Ecologia e Etologia.
Maria Jorge Campos

Coordenadora de URI MARE

Engenheira Agro-industrial e investigadora do MARE. Professora Adjunta no Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche. Publicou 20 artigos em revistas científicas. Tem 3 secções de livros e 1 patente registada. Atua nas áreas das Ciências Agrárias, com ênfase na Biotecnologia Agrária e Alimentar, das Ciências Médicas e da Saúde, com foco em Doenças Infecciosas, e das Ciências Naturais, com ênfase na Biologia Marinha. No seu currículo, os termos mais frequentes são: Salmonella, Campylobacter, quinolonas, cefalosporinas, ESBL, colistina e compostos bioativos.
Coordenador

Flávio Martins

Professor Coordenador na Escola de Engenharia da Universidade do Algarve. Investigador no CIMA. As suas áreas de investigação são a hidrodinâmica, qualidade da água e modelação matemática, combinando o uso de sensores remotos, in situ e modelos.

Coordenador

Ronaldo Sousa

Professor na Universidade do Minho e investigador no CBMA. Desenvolve a sua investigação em Ecologia e Conservação, espécies invasoras, biodiversidade e funcionamento dos ecossistemas, engenharia dos ecossistemas, eventos climáticos extremos e impactos das atividades humanas nos ecossistemas aquáticos.
Coordenação

Paula Sobral

Professora Associada na FCT-NOVA e investigadora do MARE. Designada especialista em microplásticos pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT, I.P.).
A sua investigação debruça-se sobre o lixo marinho e os microplásticos (MP) enquanto poluentes persistentes no oceano, com foco na harmonização de técnicas analíticas para a deteção de MP, na distribuição, abundância e fluxos de MP, na avaliação de risco da poluição por plástico e nos efeitos dos MP nos organismos vivos. Tem interesse nos valores científicos e sociais da ecologia e na sua aplicação à gestão dos recursos naturais.
Coordenação

Sara Novais

Investigadora auxiliar e coordenadora da linha temática de “Biotecnologia e Valorização de recursos naturais” do MARE. Desenvolve investigação sobre mecanismos toxicológicos, vias e modos de ação química usando tecnologias “ómicas” e biomarcadores, com aplicação no campo da biotecnologia.
Foi membro do conselho de coordenação do MARE – Politécnico de Leiria e corresponsável pela infraestrutura científica CETEMARES em Peniche.
Coordenação

Lia Vasconcelos

Professora Associada na FCT-NOVA e investigadora do MARE.
Desenvolve investigação ligada a processos inovadores de tomada de decisão colaborativa, mobilizando e envolvendo stakeholders múltiplos com vista a novas formas de governança.