Biotecnologia e Soluções baseadas na Natureza para uma Economia Azul

DOMÍNIOS DE AÇÃO
Foto © Carlos Alexandre

Biotecnologia e Soluções baseadas na Natureza para uma Economia Azul é um domínio de ação do ARNET que pretende diminuir a lacuna entre investigação e sociedade através de duas abordagens:

  1. abordagem focada no mercado, com base em novas linhas de descoberta relevantes para os sectores marinhos e marítimos;
  2. contribuindo para a avaliação e valorização dos serviços do ecossistema, apoiando a sua integração nos processos de tomada de decisões e na descarbonização dos sectores da Economia Azul.

Este domínio de ação irá gerar novas aplicações biotecnológicas, produtos, processos e serviços, providenciando soluções para os sectores da Economia Azul, em particular para a produção de alimentos com base em recursos marinhos, pesca comercial e produção de peixes (e.g. aquacultura).

Políticas e Estratégias Públicas

  • Estratégia Europeia “Crescimento Azul”
  • Programa-Quadro Europeu de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico 2021 – 2027
  • Política europeia Comum das Pescas
  • Estratégia Nacional de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente (ENEI)
  • Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional
  • Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030, particularmente nos objetivos estratégicos OE2 – Emprego e Economia Azul Circular e Sustentável, OE4 – Sustentabilidade e Segurança Alimentar, OE6 – Saúde e Bem-estar, OE7 – Conhecimento Científico, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Azul e OE9 – Reindustrialização, Capacidade Produtiva e Digitalizar o Oceano.

Coordenadora

Apoio à coordenação

Coordenadora

Sara Novais

BIO

Apoio à coordenação

Marco Lemos

BIO

Apoio à coordenação

Rui Pedrosa

BIO

Apoio à coordenação

Romana Santos

BIO

Apoio à coordenação

Margarida Casal

BIO

Apoio à coordenação

Manuela Côrte-Real

BIO

Apoio à coordenação

Luís Chícharo

BIO
Coordenação

Sara Novais

Investigadora auxiliar e coordenadora da linha temática de “Biotecnologia e Valorização de recursos naturais” do MARE. Desenvolve investigação sobre mecanismos toxicológicos, vias e modos de ação química usando tecnologias “ómicas” e biomarcadores, com aplicação no campo da biotecnologia.
Foi membro do conselho de coordenação do MARE – Politécnico de Leiria e corresponsável pela infraestrutura científica CETEMARES em Peniche.
Apoio à coordenação

Marco Lemos

Professor associado no Politécnico de Leiria e investigador do MARE. Experiência científica em modos de ação toxicológica usando metodologias bioquímicas e moleculares em ecologia e ecotoxicologia. Destaca-se também no campo da biotecnologia marinha e na aplicação de recursos marinhos a produtos inovativos para o mercado.
Apoio à coordenação

Rui Pedrosa

Investigador principal no MARE-Politécnico de Leiria, do qual foi coordenador entre 2008 e 2014. As suas áreas de investigação principal são a Biotecnologia Marinha, a Farmacologia e a Biologia Celular. Possui três patentes no campo da biotecnologia marinha.
Apoio à coordenação

Romana Santos

Professora Associada na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigadora do MARE. É líder do Grupo de Investigação em Bioadesão e Biomimetismo. Co-fundadora da start-up biotecnológica BioMimetx SA, que desenvolve biocidas biológicos para tintas marinhas.
A sua investigação foca-se em bioadesão marinha através de abordagens multidisciplinares que combinam morfologia, biomecânica, bioquímica, proteómica, transcriptómica e biologia molecular. O seu objetivo principal é estudar componentes de colas biológicas e produzir adesivos inspirados na natureza a partir de proteínas recombinantes, para aplicações biomédicas, biotecnológicas e industriais.
Apoio à coordenação

Margarida Casal

Professora Catedrática na Universidade do Minho e Vice-Diretora do CBMA. Coordena o grupo de investigação em Biotecnologia Molecular. Possui 9 patentes.
A sua experiência científica incide sobre a análise estrutural e funcional de proteínas, para o entendimento das características moleculares que permitem às proteínas ter função numa célula. Os seus interesses de investigação passam por descobrir novos transportadores de membrana plasmática, em particular da estrutura e função das permeases de ácido carboxílico, materiais multifuncionais baseados em proteínas para aplicações avançadas, sobretudo para biopolímeros naturais e recombinantes com estrutura principal baseada na seda e na elastina.
Apoio à coordenação

Manuela Côrte-Real

Professora catedrática na Universidade do Minho e investigadora do CBMA. É Diretora da Escola de Ciências da Universidade do Minho.
As suas áreas de investigação principais são as Ciências Biomédicas (Microbiologia) com foco em mecanismos de regulação da morte controlada das células em organismos vivos. O objetivo é descobrir alvos moleculares atrativos para o desenvolvimento de soluções biológicas para aplicações biomédicas e biotecnológicas. Possui duas patentes.
Apoio à coordenação

Luís Chícharo

Professor na Universidade do Algarve e investigador do CIMA. Diretor do International Centre for Coastal Ecohydrology, sob o auspício da UNESCO. Coordenador do polo Europeu do LOICZ para as regiões do Médio Oriente e Norte de África. É também Presidente do comité diretivo do Programa em Ecohidrologia da UNESCO, bem como do Grupo de Trabalho Europeu em Ecohidrologia de Estuários e Zonas Costeiras.
A sua investigação é direcionada para soluções ecohidrológicas, considerando a dimensão humana, para promover uma gestão sustentável dos estuários e zonas costeiras.